Responsabilidade Social

A Tinturaria Willrich tem a ética e a transparência como princípios fundamentais de gestão e se preocupa com o desenvolvimento sustentável, a saúde e o bem-estar do seu maior patrimônio: as pessoas. O programa Willrich Social veio para transformar esses princípios em ação. A implementação deste projeto tem como objetivo envolver os colaboradores, suas famílias e a comunidade em atividades que contribuam para a melhora do estilo de vida e para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. Entre as atividades, destacam-se ampliação dos canais de comunicação, apoio aos colaboradores, atividades envolvendo as famílias, entre outras.

Desenvolvimento sustentável, saúde e o bem-estar do nosso maior patrimônio: as pessoas.

Responsabilidade ambiental

A Tinturaria Willrich também está comprometida com ações para reduzir, ou idealmente zerar, o impacto ambiental gerado por nossos processos de produção. Além de atividades e campanhas de conscientização ambiental entre nossos colaboradores e a comunidade, queremos dar o exemplo por meio de ações práticas.

Uma das nossas iniciativas é a manutenção de uma área de 800 hectares de reflorestamento próprio, com o objetivo de extrair a matéria prima que precisamos sem prejudicar a mata nativa.

Dentro da planta fabril, adotamos uma política de redução dos resíduos sólidos que geramos e de encaminhamento correto de recicláveis e orgânicos. A adoção de copos reutilizáveis e a diminuição do uso de material impresso para a comunicação são exemplos dessa iniciativa. Desenvolvemos também um projeto de compostagem de todo resíduo orgânico do nosso refeitório. Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a empresa realiza o Projeto Preservando Willrich, de reciclagem do óleo de cozinha usado. O projeto, além de ser uma ação ambiental educativa, é também social, pois são doadas cestas básicas para famílias carentes indicadas pela comunidade escolar que recicla o óleo.

A Tinturaria Willrich conta com uma moderna e eficiente Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Nossa estação opera com sistema biológico de lodo ativado através da injeção de oxigênio puro. O processo feito após o tratamento biológico é praticamente inédito entre as tinturarias prestadoras de serviço: a ozonização. O efluente já tratado biologicamente, entra em contato com o ozônio, que elimina o resto de impurezas e cor. Como um excelente bactericida, o ozônio torna o efluente da tinturaria um dos mais limpos do Brasil. Na Willrich, discurso e prática são indissociáveis.

Estação de tratamento